EMPRESAS TÊM ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO PARA ENVIO DO INFORME DE RENDIMENTOS
As empresas e instituições financeiras em geral precisam enviar o Informe de Rendimentos até o dia 28 de fevereiro para seus empregados e clientes. A entrega do documento é obrigatória e serve para nortear o preenchimento da declaração de imposto de renda 2025 e comprovar as informações prestadas junto à Receita.
A disponibilização do Informe de Rendimentos pode ser feita por meio digital, via e-mail.
O que é o informe de rendimentos?
O Informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, que resume os ganhos do ano anterior. No comprovante, constam os valores recebidos e os saldos no período. Em geral, esses números são apresentados de forma acumulada, contando ainda com os descontos de impostos.
Os contribuintes podem receber o documento de diferentes fontes pagadoras, como empresas, corretoras de investimentos, bancos e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) , se for o caso.
Por quanto tempo deve ser guardado?
Os Informes de Rendimentos devem ser guardados pelo contribuinte por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A mesma regra vale para todos os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas na declaração.
Por exemplo, documentos emitidos em 2024 para comprovar as informações contidas na declaração de 2025 devem ser guardados por cinco anos a partir de 1º de janeiro de 2026, ou seja, até o final de 2030.
(Fonte: Jornal Contábil (editada)/Foto: Freepik)
Comments